quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Reais ou falsas ? Caça-fantasmas dá a sua opinião sobre imagens sinistras.

Reais ou falsas? Caça-fantasmas dá a sua opinião sobre imagens sinistras


Não há como negar que todos nós somos fascinados por alguns mistérios que rolam por aí, como o mundo dos fenômenos inexplicáveis ou paranormais e até a existência (ou não) de seres de outro planeta.
Entre esses fatores, um dos assuntos que encucam muita gente é a aparição de fantasmas em fotografias antigas. Aqui mesmo no Mega Curioso você já pêde conferir alguns artigos com esse tema, como nesta lista ou nesta outra matéria com as imagens produzidas no início do século XX pelo fotógrafo William Hope e sua trupe.
O que realmente intriga as pessoas é que muitas dessas fotografias foram registradas em épocas bastante antigas, em que o computador e seus programas de manipulação de imagens estavam muito longe de existir. Alguns especialistas dizem que são sobreposições ou apenas manchas nos filmes.
Agora, o site australiano de notícias News.com.au consultou um “caça-fantasmas” para tirar a prova e saber se algumas dessas famosas imagens fantasmagóricas são verdadeiras ou falsas.
O especialista no assunto é Rick Burden, que é fundador do site de investigação sobrenatural Ghost Hunters of Australia e Down Under Team Spirit. Ele e sua equipe de 12 pessoas realizam investigações psíquicas, além de oferecer ajuda com qualquer fenômeno paranormal sem explicação e desvendar os mistérios em fotos sinistras. Confira abaixo as histórias das imagens e quais as conclusões reveladas por Burden.

1) Fantasma do bebê no túmulo

Ao visitar o túmulo de sua filha (que morreu aos 17 anos) em um cemitério em Queensland, em 1947, uma mulher tirou esta foto. A história conhecida é a de que, quando o filme foi revelado, ela levou um choque ao ver essa criança na imagem.
Apesar do suposto espírito estar em cima do túmulo de sua filha, ela não reconheceu o bebê. Para o especialista Rick Burden, a imagem é falsa, mas não consta qual a explicação: se foi uma montagem ou mesmo um erro de revelação do filme.

2) O passageiro do banco de trás

Em 1959, um casal foi visitar o túmulo da mãe da esposa, Mabel Chimmery. Antes de voltar para o carro, Mabel bateu uma foto de seu marido, que estava sentado sozinho no carro (pelo menos é o que ele achava).
Ao conferir o filme revelado, a esposa percebeu que havia outra figura no veículo, sentada no banco de trás e que parecia muito com a sua falecida mãe. O especialista Rick Burden tem dúvidas sobre esta e preferiu ficar neutro quanto ao julgamento da veracidade da imagem.

3) A moça na escada


Esta é uma das mais famosas fotos fantasmagóricas difundidas pelo mundo. Conhecida como  "The Brown Lady", a fotografia mostra, supostamente, o fantasma de Lady Dorothy Townshend, esposa do Visconde Charles Townshend de Raynham Hall, que viveu na Inglaterra no início do século 18.
A imagem foi capturada em setembro de 1936 pelo Capitão Provand e Indre Shira, dois fotógrafos que foram designados para fotografar Raynham Hall para a revista Country Life. Dizem que a figura assustadora já foi vista muitas vezes na escada, carregando uma lamparina, sorrindo e parecendo ter seus olhos arrancados. Porém, segundo Rick Burden, esta imagem é provavelmente falsa.

4) O senhor na biblioteca

Em 1891, essa fotografia foi registrada por Sybell Corbet na biblioteca Abbey Combermere, na Inglaterra, durante o funeral do Visconde Combermere, que acontecia em um local próximo. A imagem mostra o que seria um fantasma de um senhor idoso sentado na cadeira grande do lado esquerdo. Na época, muita gente acreditou que se tratava do próprio Visconde. Porém, para Rick Burden, a imagem é definitivamente falsa.

5) A observadora


Em 1959, essa foto foi registrada em Alice Springs, supostamente capturando a imagem do que parecia ser uma figura feminina com um longo vestido, olhando para o matagal. Ela estaria segurando binóculos ou é apenas um truque de luz? Talvez seja uma dupla exposição acidental da impressão na imagem. Segundo Burden, não há informações suficientes para dar o parecer definitivo. 

6) O altar e a morte

Esta fotografia foi feita em 1963 pelo Reverendo K.F. Lord na Igreja Newby em North Yorkshire, na Inglaterra. Ele afirma que o local estava vazio quando ele tirou a foto em que aparece uma figura em pé no altar da igreja com um visual de capa escura e face branca.
Supostamente, a foto foi analisada por especialistas que disseram que a imagem não é o resultado de uma montagem com dupla exposição. Mas, para Burden, a imagem é provavelmente falsa.

7) A menina atrás do muro

A mais recente das fotos, esta foi registrada em pelo artista Neil Sandbach, em uma fazenda na Inglaterra onde um casal de namorados estava prestes a se casar. Ele ficou chocado ao descobrir uma figura de pé em um local que ele tinha certeza estava vazio quando tirou a foto.
Os proprietários da fazenda admitiram que haviam visto a figura de uma criança vestida de pijama em várias ocasiões ao redor do celeiro. Segundo o especialista Rick Burden, a imagem é possivelmente falsa.

Como o “caça-fantasmas” realiza o seu trabalho?

Segundo o site de notícias News.au.com, Rick Burden utiliza equipamentos como câmeras de espectro, detectores de sombra, detectores de vibração, gravadores de som, canetas de laser e detectores de campo magnético. Esses itens são geralmente usados para permitir a detecção de um espectro e enfrentar uma aparição.
Quando se trata de fotografias com imagens de fantasmas, Burden afirma que é muito difícil de isso acontecer. "A minha opinião sobre isso é que ainda não temos a verdadeira tecnologia correta para capturar o paranormal em uma base regular. Eu acredito que nós temos a tecnologia parcial, razão pela qual o paranormal pode ser capturado de forma intermitente, mas não completa”, afirma o caça-fantasmas.



Buraco Negro engolindo estrela a 4 bilhões de anos-luz da Terra.


Um dos acontecimentos mais raros e impressionantes do espaço foi registrado por um telescópio da NASA: o momento em que um buraco negro suga uma estrela inteira para seu interior, graças ao seu poderoso campo gravitacional. O vídeo acima é uma animação da agência espacial que explica o fenômeno.

10 Espetaculares fenômenos naturais para se ver antes de morrer.

A vida moderna, com as preocupações do cotidiano, parece excluir a humanidade do mundo natural. Estamos tão concentrados em nossos problemas, que raramente paramos para admirar o espetáculo da natureza ao nosso redor. Infelizmente, só voltamos nossa atenção para a natureza quando ela cobra o tributo pelos nossos crimes contra o planeta. Há milhares de fenômenos naturais, alguns extremamente destrutivos, enquanto que outros de uma beleza indescritível. Escolhi dez  que toda pessoa deveria conhecer antes de morrer. 

nascer do sol


10 – NUVEM ROLO

nuvem rolo

A nuvem rolo é um dos mais raros e impressionantes fenômenos da natureza. Essa forma de nuvem  pode ter quilômetros de extensão e como o próprio nome sugere, ela rola, devido ao ar que circula no seu eixo horizontal. Para ver uma nuvem rolo é preciso contar com a sorte. No dia de 30 de novembro de 2011, o fenômeno ocorreu na cidade de Pelotas; em 2010, uma espetacular nuvem rolo se formou no litoral uruguaio. No vídeo abaixo, você poderá ver uma se formando em Ontário, no Canadá. 




9 – PILARES DE LUZ

pilares luz

Em climas muito frios, quando os cristais de gelos estão suspensos na atmosfera, pilares de luz podem se formar no céu. Eles  aparecem em torno de fontes de luz natural como o pôr do sol ou a claridade da lua. Luz artificial também pode criar o fenômeno. Os cristais de gelo refletem a luz, e como não podemos vê-los, surge a ilusão dos pilares de luz. 
Na foto abaixo, vemos o fenômeno ocorrendo na Letônia.

pilar de luz

8 – GÊISERES

Gêiser

A palavra gêiser vem do islandês e significa “fonte jorrante”. Gêiseres são fontes que liberam fortes jatos de água quente e vapor de dentro da terra e só acontecem em áreas com atividade vulcânica. Isso porque os gêiseres precisam do magma incandescente para existirem. O calor liberado pelo material aquece a água da chuva ou de neve derretida que entra no subsolo. O líquido ganha pressão e acaba expulso em forma de uma coluna de água que pode chegar a centenas de metros de altura. 
Os gêiseres são relativamente raros, existem menos de mil no mundo, 400 deles no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.



7 – NOCTILUCA SCINTILLANS

BioLumi_Nadando

As Noctilucas  são dinoflagelados unicelulares que podem atingir o tamanho de 1mm. A Noctiluca não faz fotossíntese. Atualmente são considerados simplesmente "protistas", (grupo diferenciado das plantas e dos animais). A característica mais marcante da Noctiluca é a sua capacidade de produzir luminescência. A Noctiluca produz pequenosflashes de luz através do estímulo produzido pela circulação da água, o que explica porque a Noctiluca brilha apenas quando a água é agitada.
Uma Noctiluca pode não produzir luz suficiente para ser percebida pelo olho humano, no entanto, como vivem em grupos de compactas massas,
são responsáveis por um dos mais belos fenômenos da natureza.


6 – TURBILHÕES

maelstrom

Turbilhões imensamente poderosos tem uma longa história na ficção como sendo terríveis perigos aos marinheiros. Na vida real, porém, nunca houve  caso de navios de grande porte sendo afundados por turbilhões. As massas de água que rodam em turbilhões, geralmente produzidas por marés excepcionalmente fortes, são impressionantes. O Corryvreckan na costa oeste da Escócia pode ser ouvido a milhas de distância. Turbilhões podem ser encontrados em todo o mundo e os passeios de barco para vê-los, tornaram-se uma atividade turística popular. 

5 – TROMBA D’ÁGUA

tromba-dagua

A tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai  rumo à terra. Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície. Como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas.
Já vi o fenômeno uma vez, foi em Florianópolis, em 2008. É ao mesmo tempo bonito e assustador. 


4 – LAGOS DE LAVA

lagos de lava

Lava, rocha fundida, geralmente é visível apenas durante violentas erupções vulcânicas. No entanto, existem cinco pontos na Terra onde a lava encontra a superfície em piscinas relativamente calmas. Estes lagos de lava são um valioso recurso científico, dão a oportunidade de recolher amostras de lava que não tenham sido contaminados na violência de uma erupção vulcânica. Estas piscinas oferecem acesso direto ao centro da Terra. À noite, os lagos brilham com o intenso calor que irradiam. O vídeo abaixo, mostra que, apesar da aparente tranquilidade  dos lagos de lava, eles ainda são lugares bem perigosos. 


3 – ECLIPSE SOLAR

solar_eclipse

Quem já viu um eclipse total do Sol, consegue entender o fascínio que o fenômeno sempre causou na humanidade. Não há palavras para descrever a estranha sensação de ver a escuridão se aproximando em pleno meio-dia. Vi um, aqui no Brasil, em 1991, meio precariamente, é verdade, mas vi. Usei uma chapa de raios X. Mesmo me considerando uma pessoal racional, um certo medo ao presenciar o fenômeno é inevitável, não é a toa que eclipses solares sempre evocam sentimentos místicos nas pessoas.


2 – RELÂMPAGOS DE CATATUMBO

catacumbo

Na região do Lago de Maracaibo, na Venezuela, particularmente na confluência com o Rio Catatumbo, ocorre um fenômeno único e singular: Os Relâmpagos de Catatumbo.
Durante um mínimo de 140 noites por ano, a séculos são registradas descargas elétricas que iluminam os céus durante até 10 horas, causando cerca de 280 clarões por hora, permitindo inclusive que navios nas cercanias possam navegar sem medo, iluminados pelos relâmpagos constantes. Devido a esta particularidade, o fenômeno também é conhecido como "Farol de Maracaibo", pois as luzes podem ser vistas a 200 km de distância.
Os relâmpagos começam a ocorrer normalmente no final da tarde, e avançam pela noite de forma quase contínua. Outra curiosidade é que os clarões normalmente não são acompanhados de nenhum som, pois as descargas acontecem entre as nuvens, bem longe do solo, a quilômetros de altura


1 – AURORAS

aurora-boreal

As auroras são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. Quando este fenômeno acontece em regiões próximas ao polo norte é chamado de aurora boreal e quando , do polo sul,  é chamado de aurora austral. Auroras são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
A explicação científica é irrelevante, quem viu, garante que as auroras são o fenômeno mais belo da natureza.


Inacreditável! Nova ilha no Japão se parece com o Snoopy.


Inacreditável! Nova ilha no Japão se parece com o Snoopy
Depois da ilha misteriosa que surgiu a partir de um terremoto no Paquistão, um fenômeno que ocorre no Japão chamou a atenção dos internautas. Mais uma ilha está sendo criada graças à atividade de um vulcão localizado a 970 quilômetros ao sul de Tóquio.
Como se isso já não fosse suficientemente incrível, a nova ilha – que ganhou o nome de Niijima – está se fundindo com a ilha Nishino-shima. De acordo com o site The Watchers, a única coisa que ainda separa os dois territórios é um estreito canal cuja água mudou de cor por causa dos minerais, gases e sedimentos liberados pelo vulcão.
Segundo o National Geographic, a ilha foi notada no dia 20 de novembro. Desde então ela triplicou seu tamanho e se aproximou cada vez mais do território vizinho. Como todo o processo está ocorrendo com bastante rapidez, os pesquisadores acompanham de perto a evolução do fenômeno e registram tudo com fotografias.
A primeira imagem mostra a formação em erupção no dia seguinte da sua descoberta (21 de novembro), enquanto a segunda imagem retrata o crescimento da ilha no dia 20 de dezembro.
Quando as imagens aéreas mais recentes das ilhas foram divulgadas na internet, os internautas rapidamente reconheceram nelas o formato de um personagem bem famoso: o Snoopy. O usuário do Twitter @tekken8810 reforçou a ideia ao postar uma das imagens das ilhas ao lado de um desenho do famoso beagle para mostrar a semelhança, conforme você vê na abertura da matéria.
Empolgados com a novidade, outros internautas sugeriram que o nome da ilha fosse alterado para “Snoopy Island” ou “Peanuts Island”, conforme apontou o site Kotaku. Infelizmente, o vulcão que deu origem à ilha ainda está ativo e é grande a probabilidade de que ele continue modificando a região.

Vin Diesel divulga data de estreia de Velozes e Furiosos 7.


Vin Diesel divulga data de estreia de Velozes e Furiosos 7


O ator Vin Diesel confirmou o lançamento de “Velozes e Furiosos 7” para o dia 10 de abril de 2015. A data foi alterada depois da morte do ator Paul Walker, que fazia parte do elenco.
A declaração foi publicada na página de Diesel no Facebook há alguns dias. O ator ainda postou uma foto da última cena que ele e o amigo teriam feito juntos antes da morte de Walker, no dia 20 de novembro de 2013, em um acidente de carro. O filme deveria ser lançado em julho deste ano, nos EUA.
Junto à declaração, Diesel acrescentou: “Ele iria querer que vocês fossem os primeiros a saber” – em uma tradução livre. Os fãs dos filmes esperam ansiosos pela data de lançamento e comentaram que a espera vai ser muito longa. Você também acha?
A produção do filme já voltou à ativa e, de acordo com o The Hollywood Reporter, os roteiristas já estão reescrevendo o script para dar a Walker um grande final.

Krampus: o anti-Papai Noel que captura criancinhas malvadas.



Krampus: o anti-Papai Noel que captura criancinhas malvadas
O Krampus, uma criatura demoníaca que castiga as crianças que não se comportaram direito durante o ano. Esse ser diabólico é uma espécie de anti-Papai Noel, e como essa tradição é pra lá de curiosa, pensamos que o Krampus merecia uma matéria só para ele, para que possamos conhecê-lo melhor.
A figura do Krampus é bastante comum na Áustria, embora ele também apavore criancinhas da Bavária, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia e nordeste da Itália. Esse ser acompanha São Nicolau — ou o Papai Noel — e, ao contrário do Bom Velhinho, que presenteia os que foram bonzinhos durante o ano, ele pune os pestinhas e os leva embora em um saco.

Origem pré-cristã

O Krampus, como você pode ver nas imagens, é representado como uma criatura bestial — com chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pelos — de aparência horripilante, e sua origem está relacionada ao folclore germânico. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no próximo ano a colheita fosse farta.
As celebrações costumavam ocorrer no solstício de inverno, e era comum que as pessoas se fantasiassem de demônios e saíssem pelas ruas para pedir comida e bebida. Essas tradições acabaram sobrevivendo ao tempo e se misturando às festividades cristãs, já que o solstício também coincide com a época em que se comemora o Natal.
De acordo com a lenda, o Krampus aparece na noite do dia 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. Hoje em dia, jovens rapazes se fantasiam com trajes demoníacos superelaborados e saem pelas ruas, e muitos carregam varas e um cesto nas costas que serviria para capturar os desobedientes e levá-los para o inferno.

Lenda e atualidade

Na Áustria, onde a tradição de se vestir de Krampus e sair pelas apavorando os pequenos é especialmente conhecida, inclusive ocorre a “Krampusnacht” — ou “A Noite do Krampus” em tradução livre —, durante a qual vários grupos de demônios com mais de 200 participantes desfilam pelas ruas.
Algumas das máscaras mais elaboradas geralmente são talhadas em madeira, contam com chifres de cabra de verdade e chegam a custar € 600 (cerca de R$ 2 mil). O traje tradicional completo, feito com pele de ovelha ou cabra e demais apetrechos, chega a custar entre € 500 e 600 (entre R$ 1.600 e R$ 2 mil aproximadamente). Provavelmente bem mais caros do que muitas fantasias de Papai Noel !
E não pense que o Krampus não visita as crianças brasileiras! Segundo algumas fontes, em determinadas localidades de Santa Catarina — com forte influência alemã — existe uma variação desse personagem. Por lá ele se chama “Pensinique” e circula vestido com sacos de juta e roupas velhas, e carrega um saco cheio de apetrechos para assustar as crianças levadas. Você já ouviu falar dele ?
***
E você, leitor, já conhecia a lenda sobre essa curiosa criatura infernal ? Acha que é uma boa ideia que exista uma figura oposta ao Papai Noel para que as crianças se esforcem em ser mais boazinhas ? Você conhece outro personagem desse tipo, que acompanha o Bom Velhinho durante o Natal, mas que é assustador ? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

3 lendas urbanas que acabaram se provando reais.

Existem algumas histórias macabras que ouvimos ou lemos por aí que supostamente são reais, mas, de tão malucas, acabamos pensando que não passam de mais uma lenda urbana. Entretanto, o pessoal do site CRACKED.com decidiu investigar e descobriu que algumas delas realmente aconteceram! Confira:


Chamadas do além

Postamos há um tempo atrás nesse mesmo blog de pessoas que receberam ligações telefônicas de alguém que, sem elas saberem, havia acabado de falecer ? Essa história aconteceu nos EUA, em 2008, depois de um terrível acidente envolvendo dois trens que provocou a morte de 25 pessoas. Sabendo que Charles Peck estava viajando em um dos trens, seus familiares entraram em pânico, aguardando ansiosamente por notícias. Até que receberam uma ligação. E outra. E mais outra !
No total, foram 35 chamadas realizadas do celular de Peck e, apesar de os policiais terem achado a vítima através do sinal do aparelho, o encontro não foi nada feliz. Peck já estava morto, preso às ferragens, e até hoje ninguém jamais conseguiu explicar como as ligações puderam ser realizadas. E sabe o mais irônico dessa história ? O acidente ocorreu porque um dos maquinistas se distraiu com o próprio celular e passou em um sinal vermelho.

Elevador da morte

Imagine que você vai pegar o elevador e, por algum motivo, as portas se fecham sobre o seu corpo e você fica preso. Parece o enredo de um filme de terror, não é mesmo ? Pois em 2003, em um hospital — para completar o cenário macabro — dos EUA, o médico residente Hitoshi Nikaidoh acabou ficando preso na altura dos ombros entre as portas de um elevador. O problema é que ele não conseguiu se soltar, e o elevador começou a subir.
Nikaidoh teve a sua cabeça partida pela metade na altura da boca, e a outra pessoa que estava no elevador — havia uma pobre enfermeira lá dentro ! — teve que esperar durante mais de uma hora na companhia da metade superior da cabeça do pobre médico, até que uma equipe de salvamento conseguisse tirá-la de lá.

Suicídio impossível

Pode parecer impossível, mas David Phyall — um britânico muito, muito descontente — decidiu cometer suicídio cortando a própria cabeça com uma serra elétrica. Tudo começou quando o prédio no qual Phyall vivia foi decretado como condenado e todos os inquilinos receberam ordens de se mudar para outros locais. Mas não David!
Mesmo depois de receber 11 ofertas de acomodações alternativas, David se recusou terminantemente a deixar o seu lar. Tanto que, para garantir que não sairia do apartamento vivo — e que daria bastante trabalho para a equipe de limpeza —, ele planejou a própria morte, e de uma maneira absurdamente sinistra.
Phyall prendeu uma motosserra à perna de uma mesa de sinuca, usou fita adesiva para manter o botão de “liga/desliga” ligado, e um temporizador para botar a ferramenta para funcionar. Depois, Phyall se deitou debaixo da mesa, com a corrente da serra posicionada sobre o pescoço e, alguns minutos mais tarde, perdeu a cabeça... literalmente.